Histórico

Primeiro edital – Projeto inicial (iniciado em 2009)

O início da participação da UFSCar no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) se deu com a aprovação do projeto no primeiro edital publicado em 2007.

Desde essa oportunidade o PIBID/UFSCar iniciou uma parceria no qual várias escolas municipais e estaduais se interessaram em se integrar e a imersão dos bolsistas nas escolas se deram por meio da parceria colaborativa (FOERSTE, 2004).

Nessa perspectiva se considera que a ação integrada de iniciação à docência, formação continuada de professores e melhoria do ensino que está baseada na compreensão de que a atuação dos professores é situada, ou seja, as ações individuais são desempenhas enquanto práticas socialmente compartilhadas, com dimensões contextuais.

Os projetos desenvolvidos entre os anos de 2009 a 2012 foi intitulado “Espaço de formação compartilhada entre professores da Educação Básica, EJA e licenciandos” e composto inicialmente por 04 licenciaturas: Biologia (campi São Carlos e Sorocaba); Física, Matemática e Química (campus São Carlos).

Edital PIBID (dez/2007) - Início em 2009
Campus: São Carlos e Sorocaba
Escolas parceiras: 07 estaduais e 01 municipal
Cursos envolvidos: 05 cursos de licenciaturas: Biologia (São Carlos e Sorocaba), Física, Matemática e Química.
Participantes:

  • 7 departamentos
  • 65 licenciandos
  • 09 professores da Educação Básica - supervisores
  • 05 professores da UFSCar - coordenadores de área
  • 01 coordenadora Institucional UFSCar

Ampliação e consolidação do Programa para todas as licenciaturas (2010- 2017)

No projeto aprovado no Edital PIBID 2009 foi agregado mais 08 licenciaturas: Ciências (Biologia, Física e Química), no campus de Araras; Música, Educação Física, Letras e Pedagogia (campus de São Carlos) e Ciências (Física, Matemática e Química); Geografia e Pedagogia (campus de Sorocaba). Dessa forma, o projeto, ao expandir-se, a partir de 2010, passou a ser desenvolvido em 10 escolas.

Edital 2010
Campus: Araras, São Carlos e Sorocaba
Escolas parceiras:06 estaduais e 04 municipais
Cursos envolvidos: 17 cursos de licenciaturas
Participantes:

  • 12 departamentos
  • 213 licenciandos
  • 28 supervisores
  • 13 coordenadores de área
  • 01 coordenadora Institucional

Em 2010, entre os dias 10 e 12 de Dezembro, se realizou na UFSCar, campus de São Carlos, o “I Encontro de Iniciação à Docência e Formação Continuada”. Em grupos de discussão com participação de toda a equipe PIBID-UFSCar (licenciandos, professores da Educação Básica supervisores, docentes coordenadores de área e institucional da UFSCar) foram discutidas as seguintes temáticas: Dilemas e Possibilidades do PIBID: do projeto às experiências vividas e Contribuições à Formação de Professores. Na síntese dessas discussões, há um indicativo que as ações dos subprojetos em diversas áreas favoreceram a atuação interdisciplinar, tanto entre os alunos quanto entre alunos-supervisores e professores das escolas.

Assim, no primeiro evento se evidenciou a relevância do processo de iniciação à docência atrelado aos aspectos colaborativos com a escola e a interdisciplinaridade que também foi proposto no projeto enviado para o edital de 2011 a 2013 em continuidade ao trabalho desenvolvido.

Edital 2011 a 2013
Campus: Araras, Jales, São Carlos, São José dos Campos e Sorocaba
Escolas parceiras: 06 estaduais e 09 municipais
Cursos envolvidos: 20 cursos de licenciaturas, exceto Música à distância.
Participantes:

  • 12 departamentos
  • 260 licenciandos
  • 48 supervisores
  • 17 coordenadores de área
  • 01 coordenadora Institucional
  • 02 coordenadores de gestão

Em 2014, ainda em continuidade o projeto PIBID-UFSCar foi intitulado “Parceria colaborativa entre universidade e escola: contribuições para a formação de professores” buscando evidenciar o processo colaborativo com as escolas.

Edital 2014 a fev/2018
Campus: Araras, Jales, São Carlos, São José dos Campos e Sorocaba
Escolas parceiras: 10 estaduais e 09 municipais
Cursos envolvidos: 19 licenciaturas, exceto Música (presencial e à distância).
Participantes:

  • 11 departamentos
  • 451 licenciandos
  • 87 supervisores
  • 38 coordenadores de área
  • 01 coordenadora Institucional
  • 04 coordenadores de gestão

Edital de 2018 – Dedicado a alunos da primeira metade dos cursos de licenciatura

No edital PIBID de 2018, o projeto do PIBID-UFSCar, procura respeitar os critérios estabelecidos pela CAPES, em relação ao número de bolsistas que serão orientados pelos supervisores e ao princípio da interdisciplinaridade. Para isso, os bolsistas da primeira metade dos cursos de licenciados foram selecionados por edital e distribuídos nas escolas parceiras com duas ou três diferentes áreas/licenciaturas.

O projeto foi intitulado “Parceria colaborativa entre universidade e escola: contribuições para a iniciação à docência”, procurou destacar os aspectos específicos relativos ao processo de iniciação à docência no objetivo de aprofundar e consolidar os conceitos de colaboração e interdisciplinaridade. O projeto realizou sua vinculação ao Núcleo de Formação de Professores da UFSCar e constituiu dois dois pilares da iniciação à docência: 1. A colaboração entendida enquanto metodologia de formação de professores que articula a universidade e a escola e 2. A interdisciplinaridade enquanto metodologia que propicia a articulação entre diferentes áreas do conhecimento de forma a promover atividades teórico-práticas.

O projeto foi aprovado, mas devido a condição orçamentária e número de propostas enviadas, a CAPES determinou uma redução nacional de 40% do número de bolsas e foi necessária uma adequação institucional. Nesse processo interno os coordenadores optaram por núcleos multidisciplinares para que se mantivesse todas as licenciaturas proponentes.

Edital PIBID 2018
Campus: Araras, São Carlos e Sorocaba
Escolas parceiras: 11 estaduais e 05 municipais
Cursos envolvidos: 19 cursos de licenciaturas, exceto Música à distância e Geografia
Participantes:

  • 11 departamentos
  • 316 licenciandos
  • 39 supervisores
  • 20 coordenadores de área
  • 01 coordenadora Institucional

A parceria colaborativa no Projeto permitiu dar continuidade ao objetivo geral dos editais anteriores ao articular e coordenar atividades de Prática de Ensino; de conteúdos curriculares e extracurriculares com ações colaborativas e interdisciplinares junto aos professores de escolas públicas estaduais e municipais, tendo em vista:

  1. a iniciação à docência dos licenciandos da UFSCar;
  2. a formação continuada dos professores em serviço na Escola Pública
  3. a promoção da melhoria do ensino e da aprendizagem na Educação Básica, por meio de ações que contemplam os objetivos do edital PIBID-CAPES e as propostas atualmente em vigor nas redes parceiras.

Assim, as ações do PIBID-UFSCar, continuaram a ser pensadas e elaboradas nesse edital com as escolas, considerando-se os pilares de colaboração e interdisciplinaridade a partir de ações em Eixos Temáticos (ET) constantes no Projeto Institucional (PIBID, 2018): ET1: Discussões, reflexões e planejamento de atividades curriculares; ET2: Desenvolvimento de atividades curriculares; ET3: Registros, sistematizações e divulgação das atividades curriculares

Edital de 2020 – em desenvolvimento

Esta atuação interdisciplinar ainda precisa ser construída, pois a mesma configura-se como um desafio já que não se está habituado a este tipo de trabalho nem nas escolas, nem nas universidades. O trabalho interdisciplinar é uma construção coletiva que demanda tempo para que os profissionais envolvidos desenvolvam uma postura holística no que se refere à produção do conhecimento. Muitas vezes as agendas escolares e seus currículos dificultam a atuação interdisciplinar, desta forma o PIBID constitui-se como lócus privilegiado para a construção de uma atuação global entre os pibidianos e professores que buscam a superação da fragmentação do conhecimento.

Edital PIBID 2020
Campus: Araras, São Carlos e Sorocaba
Escolas parceiras: 7 estaduais e 4 municipais
Cursos envolvidos: 19 cursos de licenciaturas, exceto Música à distância
Participantes:

  • 11 departamentos
  • 216 licenciandos
  • 27 supervisores
  • 20 coordenadores de área
  • 01 coordenadora Institucional